Sobre o CaipiratechLAB

Conheça um pouco mais sobre a nossa plataforma

Frutos

Conheça o programa

CaipiratechLAB é um programa da Silo – Arte e Latitude Rural que colabora com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares regionais e sua expressão cultural por meio de mapeamento, cursos formativos contínuos e desenvolvimento de tecnologia que converge nesta plataforma multifuncional, para formação, comunicação e venda, baseada em princípios do cooperativismo. O programa CaipiratechLAB cria e amplia as possibilidades para que jovens camponeses possam viver, trabalhar e se reconectar com o campo, atuando como agentes de mudança em suas comunidades.


O que é?

Este é o protótipo de uma plataforma gratuita e multifuncional para formação, comunicação e venda, destinada ao uso de agricultoras/es e beneficiadoras/es do setor de produção de alimentos da agricultura familiar.

Baseada em princípios do cooperativismo, a plataforma se integra a diferentes aplicativos e ferramentas da internet (como whatsapp e telegram, por exemplo) e traz variadas funções úteis a quem produz alimentos, oferecendo cursos de formação; oportunidades; calendários; loja online; mapeamento; dados do sistema agroalimentar e comunicação.


Para quê e para quem?

Esta plataforma tem como objetivo:

  • Facilitar a cooperação entre agricultoras/es, beneficiadoras/es de alimentos e prestadores de serviço (dentro do mercado de infraestrutura e beneficiamento).
  • Atuar como um elo de aproximação entre produtores de alimentos, consumidores, pesquisadores, gestores, articuladores da agroecologia, movimentos sociais e quem busca informações sobre produtos e serviços, cursos e eventos.
  • Gerar renda, alimentar a economia dos circuitos curtos de comercialização, oferecer oportunidades em escoamento e prestação de serviços, cursos em formato de podcast, mapa georreferenciado dos/das produtores/as mapeados/as, dados dos sistemas agroalimentares abrangidos pelo programa e calendário de eventos do setor.

Atualmente, nosso território de abrangência inclui a Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba, o Vale do Café, a Serra da Bocaina e a Serra do Mar.


O que tem na plataforma?

Ela oferece cursos formativos (online e presencial); loja online simplificada - unindo quem vende e quem consome; cursos em formato de podcast; mapeamento e difusão de produtores regionais e dados relevantes dos sistemas agroalimentares que a integram.

A plataforma conta com uma rede de usuários que operam e trocam dentro de grupos do Telegram e Whatsapp mediados e moderados. Por meio de conversas e boletins de comunicação, os/as participantes podem trocar conhecimento, informação, serviços, decidir sobre os cursos oferecidos, encontrar pessoas de outras áreas, vender e comprar produtos agroecológicos, gerar empreendimentos coletivos, reconhecer-se dentro de um território de produção de alimentos interligado e interdependente e ainda influenciar os tomadores de decisão por meio de debates públicos e a divulgação de dados.

Este projeto está sendo realizado com o apoio do Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford, Porticus e Cal, instituições filantrópicas.




A Silo

Silo – Arte e Latitude Rural é uma organização da sociedade civil fundada em 2017, conduzida por uma equipe de jovens mulheres, engajada em promover o diálogo entre o campo e a cidade, por meio da arte, ciência e tecnologia. Ela está localizada numa Área de Proteção Ambiental de Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira, fronteira entre os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A organização tem uma linha de programas, desenvolvidos com metodologias próprias, que visam a estimular o cruzamento entre saberes populares e científicos. Por exemplo: o programa CaipiratechLAB cria e amplia as possibilidades para que jovens camponeses possam viver, trabalhar e se reconectar com o campo e serem agentes de mudança na sua comunidade. Já a Silo Escola é uma linha de ação transversal a todos os programas. Com ela queremos construir uma escola transdisciplinar, em contexto rural, inspirada na educação popular, projetada para buscar perguntas e respostas às complexas questões de nosso tempo. Com nossas metodologias, queremos fomentar a autonomia e a cooperação na zona rural e estimular o desenvolvimento social no campo.